SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue121Neoliberalism and Western Education crisis. Causes, consequences and opportunities for the change author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

MAUREIRA-CABRERA, Óscar; AHUMADA-FIGUEROA, Luis; ASCENCIO-GARRIDO, Carlos  and  BANDEIRA-ANDRIOLA, Wagner. Liderança Compartilhada nas escolas: mudanças na percepção das práticas educacionais. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233839.  Epub Aug 29, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103839.

A Liderança Compartilhada (LC) favorece a colaboração entre os profissionais e o desenvolvimento de capacidades de gestão escolar. Um programa de desenvolvimento de práticas de liderança foi implementado em vinte escolas chilenas com estudo sobre a percepção da frequência das mudanças tendo sido investigada por meio da pré e pós-aplicação de um questionário multifatorial de LC. Os resultados indicaram que a comunidade de três (75%) dos quatro centros educacionais analisados perceberam mudanças em suas práticas de liderança. As escolas primárias apresentam maior frequência de mudanças em relação às instituições secundárias. Conclui-se que fatores organizacionais internos e externos favorecem a implantação da LC, visto que existe uma grande convicção de que o desenvolvimento da liderança compartilhada favorece os resultados de aprendizagem dos alunos.

Keywords : Liderança Compartilhada; Mudança Educacional; Melhoria Escolar; Inovação Educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )