SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Liderança Compartilhada nas escolas: mudanças na percepção das práticas educacionaisClima escolar e violência em ambiente universitário: entre prevenção e promoção de culturas de paz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

FLORES-RODRIGUEZ, Cruz  e  MARTIN-SANCHEZ, Miguel. Neoliberalismo e crise da educação ocidental. Causas, consequências e oportunidades para a mudança. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233862.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103862.

A crise do neoliberalismo é a crise do Ocidente, incapaz de reorientar o seu curso e ameaçada por contradições internas e externas. A emergência do pós-modernismo gerou um novo ethos acrítico que relativiza os direitos e liberdades ocidentais. A invasão da lógica mercantil capitalista na escola, sob o paradigma neoliberal, deslocou qualquer formação política da escola, contribuindo para a relatividade cultural contemporânea. No presente trabalho iremos rever o curso do neoliberalismo desde as suas origens até aos nossos dias, e analisaremos o seu impacto na escola ocidental. Esta viagem é levada a cabo a partir de uma abordagem crítica. São detetadas duas consequências principais: a substituição do conhecimento por competências laborais, e a promoção de uma homogeneidade que beneficia a competitividade, mas deteriora a cultura democrática. Concluímos com a exigência de que as escolas abandonem as narrativas relativas e abracem os valores democráticos para melhorar a coexistência e a participação política.

Palavras-chave : Liberalismo; Neoliberalismo; Crise; Pós-modernidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )