SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Neoliberalismo e crise da educação ocidental. Causas, consequências e oportunidades para a mudançaPolítica de avaliação e sua implicação no trabalho docente de uma comunidade educativa peruana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

CALIMAN, Geraldo. Clima escolar e violência em ambiente universitário: entre prevenção e promoção de culturas de paz. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233902.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103902.

O estudo parte de algumas categorias interpretativas inspiradas em paradigmas sociológicos, que nos permitem uma leitura dos condicionantes externos da violência (em perspectiva estrutural) como também daqueles que se encontram presentes nas atitudes, valores e crenças, no quotidiano das pessoas (perspectiva cultural). Os objetivos da pesquisa investigam o comprometimento da qualidade das relações que intercorrem entre professores e alunos, mas também dos alunos entre si, e da instituição e seus representantes com esses dois atores sociais. Não tanto a violência física, mas sobretudo a violência simbólica. A metodologia prevê aplicações de entrevistas para alunos e professores de duas universidades: uma italiana e uma brasileira. Os resultados assinalam a presença de formas de violência na vida acadêmica de ambas as instituições nas três áreas temáticas investigadas na análise, e em geral se manifestam de modo bastante velado, sobretudo na forma de violência simbólica.

Palavras-chave : Violência Escolar; Escola; Universidade; Prevenção; Cultura de Paz.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )