SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue121School climate and violence in a university environment: between prevention and promotion of cultures of peaceAssessment of educational policies for emergency remote Education and the post-pandemic: a study based on the legal frameworks of the state school system of Roraima, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

ARANDA, María Télcida Fuentes  and  LLONTOP, Luis Rolando Alarcón. Política de avaliação e sua implicação no trabalho docente de uma comunidade educativa peruana. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0234017.  Epub Aug 29, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003104017.

Este estudo se propôs a analisar o impacto da política de avaliação sobre o desempenho dos professores em uma instituição de Ensino no Peru. Foi uma pesquisa qualitativa com um desenho fenomenológico, baseado no paradigma interpretativo. Os participantes eram vinte professores do Ensino médio, que foram entrevistados em profundidade para descobrir sua percepção sobre a política de avaliação do desempenho dos professores e como ela tem afetado seu trabalho. Na análise temática, foram encontradas convergências, discordâncias, descontentamento e satisfação com a política de avaliação. O instrumento foi baseado, primeiro, nos aspectos considerados para analisar a política de avaliação do desempenho do professor e, segundo, nos quatro domínios de Ensino propostos no Framework for Boa Estrutura de Desempenho do Ensino: Preparação para a aprendizagem do estudante, Ensino para a aprendizagem do estudante, Participação na gestão escolar articulada à comunidade e Desenvolvimento do profissionalismo e da identidade do professor. Concluiu-se que a política de avaliação do desempenho do professor tem um impacto positivo em três domínios.

Keywords : Competência Docente; Avaliação Docente; Política de Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )