SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Clima escolar y violencia en un entorno universitario: entre prevención y promoción de culturas de pazEvaluación de las políticas educativas para la enseñanza remota de emergencia y post pandemia: un estudio basado en los marcos jurídicos de la red estatal de Roraima índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

ARANDA, María Télcida Fuentes  y  LLONTOP, Luis Rolando Alarcón. Política de avaliação e sua implicação no trabalho docente de uma comunidade educativa peruana. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0234017.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003104017.

Este estudo se propôs a analisar o impacto da política de avaliação sobre o desempenho dos professores em uma instituição de Ensino no Peru. Foi uma pesquisa qualitativa com um desenho fenomenológico, baseado no paradigma interpretativo. Os participantes eram vinte professores do Ensino médio, que foram entrevistados em profundidade para descobrir sua percepção sobre a política de avaliação do desempenho dos professores e como ela tem afetado seu trabalho. Na análise temática, foram encontradas convergências, discordâncias, descontentamento e satisfação com a política de avaliação. O instrumento foi baseado, primeiro, nos aspectos considerados para analisar a política de avaliação do desempenho do professor e, segundo, nos quatro domínios de Ensino propostos no Framework for Boa Estrutura de Desempenho do Ensino: Preparação para a aprendizagem do estudante, Ensino para a aprendizagem do estudante, Participação na gestão escolar articulada à comunidade e Desenvolvimento do profissionalismo e da identidade do professor. Concluiu-se que a política de avaliação do desempenho do professor tem um impacto positivo em três domínios.

Palabras clave : Competência Docente; Avaliação Docente; Política de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )