SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 issue121Assessment of educational policies for emergency remote Education and the post-pandemic: a study based on the legal frameworks of the state school system of Roraima, BrazilAnalysis of the resource trajectory of the National School Food Program from 2014 to 2020 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

Print version ISSN 0104-4036On-line version ISSN 1809-4465

Abstract

BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; DONOSO-DIAZ, Sebastián  and  REYES-ARAYA, Daniel. Gestão de sala de aula para educadoras da primeira infância no Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233717.  Epub Sep 22, 2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103717.

Há três décadas, o Chile promove políticas de maior qualidade na Educação infantil, cuja sustentabilidade exige, entre outros fatores, o fortalecimento dos processos de gestão de sala de aula nos centros educativos, dado o seu impacto na qualidade do ensino, assunto para o qual não há antecedentes sistemáticos suficientes. disponível. Em resposta a esta situação, são investigados obstáculos e demandas -nesta área- que os educadores da primeira infância consideram significativos, a fim de propor políticas para sua melhoria. Para isso, desenvolve-se um estudo descritivo-qualitativo, com entrevistas semiestruturadas com uma amostra de 40 educadores com trajetória profissional relevante na sala de aula, que trabalham em estabelecimentos de alta vulnerabilidade (maior que 50%), na região de Maule (Chile). A análise mostra suas práticas de gestão de sala de aula, destacando a importância de se aprimorar nesse quesito, potencializando conquistas e estratégias de formação. As principais conclusões mostram que a aprendizagem de meninos e meninas é um assunto fundamental para os educadores de sala de aula, assim como sua vontade de aprender novas metodologias de ensino e trabalho em equipe, fazendo parte das diretrizes da política para melhorar seu desempenho.

Keywords : Educação Inicial; Gestão de Sala de Aula; Professor de Pré-escola; Chile.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )