SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Evaluación de las políticas educativas para la enseñanza remota de emergencia y post pandemia: un estudio basado en los marcos jurídicos de la red estatal de RoraimaAnálisis de la trayectoria de los recursos del Programa Nacional de Alimentación Escolar de 2014 a 2020 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

BENAVIDES-MORENO, Nibaldo; DONOSO-DIAZ, Sebastián  y  REYES-ARAYA, Daniel. Gestão de sala de aula para educadoras da primeira infância no Chile. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233717.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103717.

Há três décadas, o Chile promove políticas de maior qualidade na Educação infantil, cuja sustentabilidade exige, entre outros fatores, o fortalecimento dos processos de gestão de sala de aula nos centros educativos, dado o seu impacto na qualidade do ensino, assunto para o qual não há antecedentes sistemáticos suficientes. disponível. Em resposta a esta situação, são investigados obstáculos e demandas -nesta área- que os educadores da primeira infância consideram significativos, a fim de propor políticas para sua melhoria. Para isso, desenvolve-se um estudo descritivo-qualitativo, com entrevistas semiestruturadas com uma amostra de 40 educadores com trajetória profissional relevante na sala de aula, que trabalham em estabelecimentos de alta vulnerabilidade (maior que 50%), na região de Maule (Chile). A análise mostra suas práticas de gestão de sala de aula, destacando a importância de se aprimorar nesse quesito, potencializando conquistas e estratégias de formação. As principais conclusões mostram que a aprendizagem de meninos e meninas é um assunto fundamental para os educadores de sala de aula, assim como sua vontade de aprender novas metodologias de ensino e trabalho em equipe, fazendo parte das diretrizes da política para melhorar seu desempenho.

Palabras clave : Educação Inicial; Gestão de Sala de Aula; Professor de Pré-escola; Chile.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )