SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número121Análisis cuantitativo de los factores que influyen en los índices de aprobación en asignaturas de pregrado en una institución de Educación pública del sur de BrasilRetención escolar: creencias y prácticas de los profesores y su relación con las políticas educativas de las escuelas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

FELDMANN, Marina Graziela  y  LIBORIO, Andréia Regina Silva Cabral. Estudantes quilombolas na Educação Superior: políticas afirmativas de acesso e permanência. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233911.  Epub 22-Sep-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103911.

O presente artigo versa a respeito de um estudo acerca do acesso dos/as estudantes quilombolas na Educação Superior, a partir de pesquisas (teses e dissertações) na área e da análise de relatos de estudantes quilombolas no contexto da pandemia de Covid-19, em uma Instituição da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Apresenta como objetivo geral investigar políticas afirmativas de acesso e permanência para estudantes quilombolas e específico, refletir sobre a vivência desses estudantes, durante o Ensino remoto em tempos pandêmicos. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa de cunho bibliográfico e análise de documentos, com base no mapeamento de estudos já realizados e narrativas de estudantes quilombolas. Os resultados apontam para a invisibilidade de determinados grupos sociais, como os quilombolas, nas pautas, dados e políticas públicas tanto de acesso quanto de permanência. Além disso, evidenciou-se a insuficiência no atendimento desses estudantes por meio do Programa de Bolsa Permanência do Ministério da Educação, dificultando ainda mais sua presença na universidade, sobretudo no período de crise sanitária.

Palabras clave : Educação Superior; Políticas Públicas; Acesso; Permanência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )