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Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versão impressa ISSN 0104-4036versão On-line ISSN 1809-4465

Resumo

SANTAMARIA-CARDABA, Noelia  e  MARTINEZ-SCOTT, Suyapa. Explorando o currículo do Ensino Secundário Espanhol da perspectiva da Cidadania Global e Educação para a Sustentabilidade. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2023, vol.31, n.121, e0233900.  Epub 29-Ago-2023. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-40362023003103900.

Os desafios que as sociedades enfrentam actualmente tornam necessário que o âmbito educativo promova a formação de cidadãos globais capazes de agir em prol de um desenvolvimento sustentável e humano. Perante esta situação, este estudo tem como objectivo avaliar se os regulamentos educativos que regem o Ensino Secundário Obrigatório e o Bacharelato em Espanha promovem actualmente a formação de cidadãos globais que apoiem a mudança para uma sociedade mais sustentável e igualitária. A abordagem metodológica utilizada foi qualitativa, uma vez que se procedeu a uma análise documental dos currículos actuais das duas etapas educativas. Os resultados apontam para algumas lacunas nos currículos quando se trata de promover a mobilização dos estudantes e de trabalhar em questões como a pobreza, as desigualdades entre países e o desenvolvimento sustentável. Os currículos analisados devem colmatar os défices identificados, uma vez que é necessário formar cidadãos críticos e dispostos a transformar o mundo, tornando-o mais humano e sustentável.

Palavras-chave : Educação para a Cidadania Global; Sustentabilidade; Ensino Secundário; Curriculum Educacional Espanhol.

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