SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número128Análisis de los efectos no financieros de la política de distribución del ICMS para la Educación en Ceará índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação

versión impresa ISSN 0104-4036versión On-line ISSN 1809-4465

Resumen

DEMO, Pedro  y  CALISTO, Cristiano de Souza. A quem interessa uma escola tão inepta?. Ensaio: aval. pol. públ. educ. [online]. 2025, vol.33, n.128, e0254916.  Epub 20-Mayo-2025. ISSN 1809-4465.  https://doi.org/10.1590/s0104-4036202500330491.

Utilizando dados relacionados ao aprendizado adequado em português e matemática de municípios baianos, o artigo explora a inépcia estrutural das instituições educacionais, especialmente as públicas, no contexto contemporâneo, marcado por políticas neoliberais. As análises têm como conceito central a “produtividade da escola improdutiva”, uma ideia introduzida por Frigotto para descrever como a falta de funcionalidade das escolas públicas pode, paradoxalmente, servir aos interesses do capitalismo neoliberal ao perpetuar uma população docilizada e despolitizada.

Palabras clave : Processo de Ensino-Aprendizagem; Educação Escolar; Avaliação da Aprendizagem; Avaliação Educacional; Direito à Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )