SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número10A função educadora e a dimensão ética da natureza: indagações para uma proposta curricularComportamento humano: interação entre genes e ambiente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

ROSS, Paulo Ricardo. Deficiência: uma questão natural ou social. Educ. Rev. [online]. 1994, n.10, pp.45-52. ISSN 0104-4060.

Primitivamente, o desenvolvimento do homem ligava-se ao fato de ele ver os objetos de sua atividade. O ocium era a teoria, a refexão, a contemplação, enquanto o tripalium era o trabalho prático. O visor gereva a contemplação por isso raciocinava-se sobre o que se via. Se o objeto não estivesse ao alcance dos olhos não se pensava. Então, o ver era o determinante do pensamento. A visão era fundamental, mas apresentou limites. Era preciso superar esses limites (da imagem) e, ao mesmo tempo, desenvolver idéias.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )