SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue12A inteligência: uma contribuição da biologia ao processo educativoA imaginação sociológica e questões críticas em C. Wright Mills: pontos de referência ao papel do educador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

COSTA, Vera Lúcia Anunciação. A importância do conhecimento da variação linguística. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.51-60. ISSN 0104-4060.

A língua não é, como muitos acreditam, uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam no decorrer do tempo e o processo em si nunca pára. Ou seja, a mudança lingüística é universal, contínua, gradual e dinâmica, embora apresente considerável regularidade. A crença em uma língua estática e imutável está ligada principalmente à normatividade da gramática tradicional, que remota à Grécia Antiga, numa época em que os estudiosos estavam interessados principalmente em explicar a linguagem usada nos textos dos autores clássicos e em preservar a língua da “corrupção” e do “mau uso”. A língua escrita - especialmente a dos clássicos - era tão valorizada que era considerada mais pura, mais bonita e mais correta do que qualquer outro tipo de linguagem.

Keywords : Variação Linguística; Língua Estática e Imutável.

        · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )