SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12A inteligência: uma contribuição da biologia ao processo educativoA imaginação sociológica e questões críticas em C. Wright Mills: pontos de referência ao papel do educador índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

COSTA, Vera Lúcia Anunciação. A importância do conhecimento da variação linguística. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.51-60. ISSN 0104-4060.

A língua não é, como muitos acreditam, uma entidade imutável, homogênea, que paira por sobre os falantes. Pelo contrário, todas as línguas vivas mudam no decorrer do tempo e o processo em si nunca pára. Ou seja, a mudança lingüística é universal, contínua, gradual e dinâmica, embora apresente considerável regularidade. A crença em uma língua estática e imutável está ligada principalmente à normatividade da gramática tradicional, que remota à Grécia Antiga, numa época em que os estudiosos estavam interessados principalmente em explicar a linguagem usada nos textos dos autores clássicos e em preservar a língua da “corrupção” e do “mau uso”. A língua escrita - especialmente a dos clássicos - era tão valorizada que era considerada mais pura, mais bonita e mais correta do que qualquer outro tipo de linguagem.

Palabras clave : Variação Linguística; Língua Estática e Imutável.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )