SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12A importância do conhecimento da variação linguísticaA arte e a humanização do homem: afinal de contas, para que serve a arte? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

LUZ, Gastão Octávio Franco da. A imaginação sociológica e questões críticas em C. Wright Mills: pontos de referência ao papel do educador. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.61-85. ISSN 0104-4060.

O que se vem chamando de "pós-modernidade" reflete, na essência de suas crises, o profundo caráter de resistência oferecida à necessidade de mudanças profundas nas atitudes, na percepção e na visão de mundo das pessoas em geral e dos acadêmicos em especial. A partir de contribuição de C. W. Mills, na qual o autor questiona vigorosamente o desempenho da Ciência Social, pela complementação de pensamentos de outros autores contemporâneos, busca-se levar o pano de fundo à instância da Educação, tendo em vista o favorecimento do ato educativo para um outro homem, para um novo tempo.

Palavras-chave : Educação; Ciência Social; Mills, C. W..

        · texto em Português     · Português ( pdf )