SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12A arte e a humanização do homem: afinal de contas, para que serve a arte?História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SA, Ricardo Antunes de. A influência da ideologia católica no Estado feudal português: a manutenção das condições materiais de produção feudais e suas consequências (superestruturais) para a cultura e para a educação. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.97-105. ISSN 0104-4060.

Este texto tem por objetivo desvelar a influência que a ideologia católica (superestrutura) teve no desenvolvimento do modo de produção feudal que existia em Portugal e que por extensão se repro­duzia em suas colônias além-Atlântico, no caso o Brasil, à época do Mercantilismo. A hegemonia que a Igreja Católica exercia sobre os países ibéricos no processo de produção material e nas relações sociais decorrentes, manifestava-se também na cultura e na educação. Essa concepção "castiça" que emanava do catolicismo romano per­meava as instituições escolares da época, como por exemplo a Universidade de Coimbra e a corporação jesuítica. A ideologia de Roma mantinha uma relação imbricada com o Estado feudal português. A ideologia católica influenciou e contribuiu, sensivelmente, no proce­sso histórico-social para o isolamento econômico, social e cultural dos países ibéricos, das conquistas do Mercantilismo e da ciência moderna, mantendo uma prática material e espiritual medievais.

Palabras clave : Educação; Ideologia Católica; Estado Feudal Português.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )