SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12A influência da ideologia católica no Estado feudal português: a manutenção das condições materiais de produção feudais e suas consequências (superestruturais) para a cultura e para a educaçãoO álcool e o alcoolismo na obra de Monteiro Lobato de 1918. Urupês e Problema Vital: uma análise à luz do Movimento eugênico da época índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SCHMIDT, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos. História e Educação: em busca dos novos atores pedagógicos. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.107-116. ISSN 0104-4060.

Quem deveria tratar da relação entre História e Educação? O historiador ou o pedagogo? pergunta Genovesi. Nem um nem outro, responde, mas o historiador da educação. Aquele que propõe, no lugar da história da teoria educativa, a perspectiva da construção do tato histórico-educativo: a história da escola, dos instrumentos educativos, dos costumes, dos intelectuais, dos métodos educativos, tomando cada um deles na sua própria autonomia, articulando as relações entre eles e com a realidade social. O historiador da educação é aquele que toma como referência, o método histórico, o quadro pedagógico-educativo escolar e o contexto social.

Palabras clave : Educação; História.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )