SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12O álcool e o alcoolismo na obra de Monteiro Lobato de 1918. Urupês e Problema Vital: uma análise à luz do Movimento eugênico da épocaA importância da neuropsicologia para a educação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SANCHEZ, Martha García Gomensoro de. Vigência do pensamento de Ortega y Gasset. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.135-138. ISSN 0104-4060.

O conteúdo desse trecho, um dos mais significativos da obra de Ortega y Gasset, tem uma abrangência tal que poderia ser atribuído a um literato universal como Júlio Verne ou a um cientista visionário dos avanços da tecnologia como Àldous Huxley. Mas em todo caso foi Ortega quem antes e de forma completa explicitou o conceito de circunstância e apontou as suas implicações. Circunstância, diz: “é o momento existencial concreto”, apóia-se na etimologia, do latim árcum-stantia - que expressa a particularidade, a delimitação, o lugar certo e preciso de cada perspectiva de mundo, de tudo quanto é a cada um externo e interno: o que está em redor. E afirma ainda: “essa circunstância envolve meu corpo e as nebulosas mais remotas, minhas disposições e vivências psíquicas e o mundo histórico social que me rodeia”. O homem assim pensado é produto da circunstância.

Palabras clave : Ortega y Gasset; Conceito de Circunstância.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )