SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número12Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GIOPPO, Christiane. Eugenia: a higiene como estratégia de segregação. Educ. Rev. [online]. 1996, n.12, pp.167-180. ISSN 0104-4060.

Neste ensaio, faremos uma breve reflexão sobre a segregação racial em seu tratamento mais científico, a eugenia. A partir da cunhagen do termo na Inglaterra do século XIX e fundamentada em teorias científicas, a eugenia passou de popular a científica e foi disseminada por aparato legais, propiciando métodos eficazes de manipulação, orientação e controle dos considerados menos capazes que, não coincidentemente, faziam parte de um estrato da população pertencente às classes trabalhadoras. Na seqüência, o texto discorrerá sobre a mudança do terras de eugenia para higiene e mostrará como a higiene foi peça fundamental para a formação e manipulação do pensamento operário no contexto da distração e organização da indústria brasileira, no final do século XLX e início do século XX.

Palabras clave : Eugenia; Segregação Racial.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )