SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13Quatro teses sobre o neoliberalismoA desigualdade na história dos homens índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

DIAS, Graciliano. A organização escolar e a construção da contra-hegemonia burguesa. Educ. Rev. [online]. 1997, n.13, pp.35-44. ISSN 0104-4060.

Num contexto de internacionalização das economias nacionais, em que o mercado parece exercer o papel e árbitro de todas as relações humanas, e em que o mundo parece estar sendo reduzido a um grande shopping center, parece ser anacrônico se falar em contra-hegemonia burguesa. Afinal, o Apocalipse do “Fim da História”, do “Fim das Ideologias”, que vem sendo apregoado pelos “moderneiros”, aponta para o desaparecimento da hegemonia, da contradição e das classes sociais, colocando, por sua vez, a relação entre capital e trabalho como uma coisa do passado. Mas é exatamente para andar na contramão desses “profetas” da eternalização do presente, para combater o seu conservadorismo, e para alertá-los quanto à historicidade do presente, (a história não se repete), que resolvemos, neste trabalho, retomar a discussão em torno da hegemonia, da contradição e da luta de classes que se desenvolvem no interior da estrutura escolar, parte orgânica da totalidade histórica da sociedade capitalista.

Palabras clave : Educação; Hegemonia.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )