SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13A avaliação no ensino superiorA concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

TROJAN, Rose Meri. A formação dos professores nos cursos de magistério de segundo grau. Educ. Rev. [online]. 1997, n.13, pp.67-74. ISSN 0104-4060.

A importância do tema proposto é inquestionável e sua relevância se destaca, particularmente, na análise da sociedade brasileira que ainda não universalizou o ensino fundamental - quer em termos de acesso a to­dos que a ela tem direito, quer em termos da permanência que garanta a estes a conclusão da escolarização mínima necessária à sua participação social, econômica e política. Para analisar a relação entre democrati­zação da escola e a atuação do professor nas séries iniciais do ensino fundamental é necessário retomar historicamente a organização e o fun­cionamento dos seus cursos de formação como um dos eixos centrais desta questão, que envolve uma ampla trama de fatores de ordem política e econômica. Cabe destacar, neste processo, a história das lutas mais recentes, que se desenvolvem desde o período da Constituinte na década de 80, até a aprovação (à nossa revelia enquanto educadores) do projeto de LDB do senador Darcy Ribeiro, em 25 de outubro de 1995. É neste contexto que se reafirma a necessidade de buscar novas es­tratégias que apontem para a escola pública, gratuita, universal e de qualidade que tem mobilizado os esforços da nossa sociedade civil or­ganizada, como é o caso da ANFOPE. E aqui, o conteúdo da formação dos professores é um fator decisivo no conjunto das condições ne­cessárias para construir a escola e a sociedade que queremos. Este con­teúdo deve ser definido a partir destas necessidades, mas tendo em vista as condições objetivas que o momento histórico apresenta, para que pos­samos consubstanciar a proposta possível, dadas as adversidades que nos tem imposto o avanço das forças neoliberais.

Palavras-chave : Formação de Professores; Magistério; Segundo Grau.

        · texto em Português     · Português ( pdf )