SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número13A formação dos professores nos cursos de magistério de segundo grauMetodologia de ensino: primeiras aproximações.. índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

HORN, Geraldo Balduíno. A concepção hegemônica de trabalho e sua influência na formação do pensamento pedagógico nacional e na organização do sistema educacional. Educ. Rev. [online]. 1997, n.13, pp.75-91. ISSN 0104-4060.

A presente investigação visa estudar o modo como a concepção hegemônica de trabalho influenciou a formação do pensamento pedagógico nacional e a organização do sistema educacional. O estudo se fará a partir da República Velha. O surgimento de mercados urbanos no final do século XIX e início do século XX permitiu o aparecimento de pequenas indústrias que, em­bora desempenhando papel secundário na economia do país, onde pre­dominava a estrutura tradicional agrário-exportadora, representou certo avanço rumo à industrialização. O processo de industrialização se consoli­dou mais tarde com a Revolução de 1930, da qual surge uma “nova” ori­entação, tanto no plano teórico quanto prático, em que a educação assume um papel utilitarista, voltado aos interesses socioeconômicos do Estado Novo, implantado em 1937.

Palabras clave : Pensamento Pedagógico Nacional; Hegemonia.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )