SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número14Uma análise dos livros didáticos no ensino de conceitos de acidez para estudantes de 16 a 18 anos de idadeO ensino experimental na escola fundamental: uma reflexão de caso no Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BAZIN, Maurice. Ciência na nossa cultura? Uma práxis de educação em ciências e matemática: oficinas participativas. Educ. Rev. [online]. 1998, n.14, pp.27-38. ISSN 0104-4060.

Foi-me solicitado um artigo "com a intenção de divulgar as idéias da cultura científica e tecnológica" como "atividade preparatória ao 3º Simpósio do ICASE". Esta colocação me leva a tentar esclarecer o que seria aquela "cultura científica e tecnológica" e porque seria necessário divulgar suas idéias? Enquanto, você, leitor, me lê como "atividade preparatória" ao Simpósio, eu ando procurando fitas de papel, garrafas de plástico transparente, bexigas, pilhas usadas, plaquinhas de cobre, outras de zinco ou alumínio, conta-gotas, e flechas originais dos índios Kaingang. Com aquele material "tecnológico", e sem palestrar, oferecerei durante a nossa reunião algumas oficinas: acompanharei um grupo de duas dúzias de colegas-professores em seus esforços de fazer Ciência e matemática, envolvendo se comigo em questionar o mundo material e técnico que nos rodeia, e de elucidar os conceitos matemáticos e físicos que nossas manipulações revelarão. Essas atividades terão como meta poder levar as crianças a viverem na sala de aula sessões de descobrimento e discussão tão ricas, surpreendentes e agradáveis como as que viveremos juntos entre docentes. Assim, possivelmente, ofereceremos alguma coisa de Ciência à nossa cultura.

        · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )