SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Da adolescência em perigo à adolescência perigosaVulnerabilidade ao abuso de drogas e a outras situações de risco índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SILVA, A. F. Amaral e. Estatuto da criança e do adolescente: avaliação histórica. Educ. Rev. [online]. 1999, n.15, pp.33-35. ISSN 0104-4060.

O Estatuto da Criança e do Adolescente completa dez anos de existência e ainda sofre uma série de críticas por parcela da sociedade que ainda resiste à mudança de paradigma em relação à criança e ao adolescente. Para muitos é mais cômodo continuar vendo as crianças e adolescentes como “menores”, ou seja, incapazes de serem sujeitos de sua história. No entanto, tendo por base a Doutrina das Nações Unidas para a Proteção Integral e a Constituição Federal Brasileira, o Estatuto aparece como uma resposta humanitária à injustiça vivida por milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, pela precária situação da saúde, da educação, do desrespeito à liberdade, à dignidade e à convivência familiar e comunitária, possibilitando-lhes ascender ao status de cidadãos.

Palabras clave : Estatuto da Criança e do Adolescente; Sujeito de Direito; Cidadania.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )