SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Vulnerabilidade ao abuso de drogas e a outras situações de riscoResiliência e vulnerabilidade em crianças que trabalham e vivem na rua índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CAMARA, Martial de Magalhães  y  CRUZ, Amadeu Roselli. Adolescência prolongada: o tempo que não se quer deixar passar. Educ. Rev. [online]. 1999, n.15, pp.53-60. ISSN 0104-4060.

Os autores fazem uma revisão da literatura sobre adolescência, dentro de uma visão psicanalítica, motivados pela análise de um texto de ROUANET (1992) e pela maior freqüência do quadro clínico de adolescência prolongada em consultório. Conceituam o termo adolescência expandida, e adolescência prolongada, relatando alguns casos clínicos referentes ao abuso de drogas com etiologia atribuída à imaturidade da adolescência prolongada. Mostram ser comum hoje encontrar um número significativo de jovens adultos que prolongam sua adolescência, influenciados pela sociedade, com a tolerância ou até incentivo da família. Há necessidade de maior reflexão sobre o assunto para criação de condições de mudanças sociais e psicológicas, que só serão possíveis com a aceitação do fato de que todos temos de envelhecer e morrer. Em outras palavras, abandonar posições infantis.

Palabras clave : Adolescência Prolongada; Adolescência Expandida; Abuso de Drogas.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )