SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15Resiliência e vulnerabilidade em crianças que trabalham e vivem na ruaO trabalho infanto-juvenil na sociedade capitalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

LEITE, Lígia Costa. É possível a volta para a escola. Educ. Rev. [online]. 1999, n.15, pp.73-78. ISSN 0104-4060.

Este artigo reflete sobre a possibilidade de oferecer educação escolar a meninos de rua. O conceito de “invencíveis culturais” é capital para o entendimento da idéia de que estes grupos apresentam diversas formas de resistência frente ao sistema instituído, não aceitando passivamente o modelo a eles dirigido. Desta forma, mais que expulsos da escola, eles a expulsaram de suas vidas, pelo distanciamento entre a realidade vivida e a tratada nos bancos escolares. A análise da história e das formas de opressão, dos  conceitos e representações socialmente construídos, do atendimento à criança pobre instituída, nos apresenta algumas respostas. Partindo da experiência desenvolvida entre 1983 e 1989, na Escola Tia Ciata, na cidade do Rio de Janeiro, propomos novas concepções metodológicas onde a cultura destes jovens seja valorizada e priorizada no processo escolar.

Palavras-chave : Meninos de Rua; Invencíveis Culturais; Exclusão e Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )