SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue15É possível a volta para a escolaAdolescência e violência: mais uma forma de exclusão author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Francisco Carlos Lopes da. O trabalho infanto-juvenil na sociedade capitalista. Educ. Rev. [online]. 1999, n.15, pp.83-92. ISSN 0104-4060.

Este artigo discute a questão do trabalho infanto-juvenil e as suas diversas manifestações articulado às relações capitalistas de produção; analisa os dados do IBGE-90, PNAD-90/97, OIT, UNICEF-97; analisa as causas de sua utilização e intensificação durante a revolução industrial e a continuidade do fenômeno na sociedade contemporânea; considera-o como importante no rebaixamento do custo de mão-de-obra e nas vantagens que traz no mercado globalizado; analisa a sua inserção na cadeia produtiva e as formas de exploração, precarização e flexibilização dos direitos; avalia as repercussões que o trabalho infanto-juvenil apresenta para a saúde e desenvolvimento e conclui que a superação da exploração do trabalho infanto-juvenil passa por um novo modelo político-econômico, com base na justiça social.

Keywords : Capitalismo; Trabalho Infanto-Juvenil; da Criança e Adolescente Trabalhadora.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )