SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número15A dimensão ambiental da educação escolar de 1.ª-4.ª séries do ensino fundamental na rede escolar pública da cidade de ParanaguáA crise da educação especial: uma reflexão política e antropológica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

FARACO, Carlos Alberto  e  CASTRO, Gilberto de. Por uma teoria lingüística que fundamente o ensino de língua materna (ou de como apenas um pouquinho de gramática nem sempre é bom). Educ. Rev. [online]. 1999, n.15, pp.179-187. ISSN 0104-4060.

As críticas que a lingüística fez até hoje ao ensino tradicional de língua materna levantaram questões importantes sobre os temas da gramática, da leitura e da redação. No entanto, parece-nos que o esforço de resolução dessas questões sempre teve um caráter mais prático do que teórico. Nesse sentido, o que se aborda aqui é uma tentativa de refletir sobre os problemas do ensino de português, partindo de uma reflexão teórica mais abrangente sobre linguagem, reflexão esta inspirada no teórico russo Mikhail Bakhtin.

Palavras-chave : Bakhtin; Lingüística; Língua Materna; Ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )