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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Resumo
OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de. Educação Física escolar: formação ou pseudoformação?. Educ. Rev. [online]. 2000, n.16, pp.11-26. ISSN 0104-4060.
Neste trabalho procuro discutir a permanência das práticas competitivas no interior das aulas de Educação Física na escola básica. Partindo do referencial da Teoria Crítica, proponho uma reflexão sobre os limites formativos das práticas corporais de caráter competitivo. Antes de afirmar uma possibilidade de formação emancipatória essas práticas concorrerem para perpetuar a reificação dos indivíduos e de suas relações com a sociedade e com os demais indivíduos, uma vez que as práticas competitivas são, por definição, seletivas e, portanto, excludentes. Reivindicando para a Educação Física escolar um papel preponderante na formação humana, recorro aos trabalhos de Herbert Marcuse, Max Horkheimer e Theodor Adorno para reafirmar o potencial de resistência e crítica à cultura reificada impresso nas práticas corporais escolares.
Palavras-chave : Educação Física Escolar; Corporalidade e Formação Humana; Educação Física Escolar e Competição.