SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número16Educação Física escolar: cultura, currículo e conteúdoA escolarização do corpo infantil: uma compreensão do discurso pedagógico a partir do século XVIII índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PEDROSA, José Geraldo. Esclarecimento, desencantamento e instrumentalização da vida e a onda de corporalidade. Educ. Rev. [online]. 2000, n.16, pp.99-108. ISSN 0104-4060.

O objeto de reflexão deste texto é o que se define como onda de corporalidade, essa crescente preocupação dos indivíduos com a estética do corpo. A questão fundamental, em torno da qual o raciocínio é desenvolvido é a seguinte: o que motiva essa onda de corporalidade e que relação estabelece com a formação do indivíduo? A reflexão é realizada com base em três idéias desenvolvidas pelo sociólogo alemão Max Weber: esclarecimento, desencantamento e instrumentalização. Com base nesse repertório, a hipótese é de que, num mundo sem encantos e no qual prevalece a lógica dos fins e a calculabilidade, o indivíduo passa a buscar sentido naquilo que ele ainda supõe que lhe resta: seu próprio corpo, que passa a ser objeto daquela adoração que Auguste Comte almejaria que o indivíduo dedicasse à sociedade, como forma específica de religião.

Palabras clave : Max Weber; Coporalidade; Instrumentalização da Vida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )