SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Currículo e saberes docentes: o que aprendemos pesquisando leitura e escrita em três escolas de formação de professoresImagens das escolas: sobre redes de conhecimentos e currículos escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, cultura e formação de professores. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.39-52. ISSN 0104-4060.

O artigo apresenta reflexões sobre currículo e formação de professores, situando-as no contexto de um mundo multicultural dominado pela lógica neoliberal. Discute em que medida os atuais currículos dos cursos de formação de professores estão formando profissionais capazes de atuar como intelectuais questionadores do existente, multiculturalmente orientados e preocupados em pesquisar e aprimorar suas próprias práticas. Revê, então, a concepção do professor como intelectual transformador e como profissional reflexivo, defendendo que na formação docente se levem em consideração as diferentes dimensões da prática pedagógica.

Palavras-chave : Currículo; Formação de Professores; Multiculturalismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )