SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Currículo para os pequenos: o espaço em discussão!Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

BUENO, José Geraldo Silveira. Função social da escola e organização do trabalho pedagógico. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.101-110. ISSN 0104-4060.

Este trabalho procura oferecer contribuição para a reflexão sobre a melhoria da escola pública de ensino fundamental a partir da perspectiva teórica que entende a escola como instituição social ímpar, pois, ao mesmo tempo em que possui formas de organização e de funcionamento muito semelhante a qualquer outra escola, apresenta peculiaridades que lhe são próprias, fruto da sua própria trajetória histórica. Tendo como interlocutor privilegiado o professor da escola pública de ensino fundamental, procura oferecer subsídios para a organização do trabalho pedagógico, de tal forma que esta própria organização, em si, se constitua em elemento fundamental para o desenvolvimento de processos de democratização do ensino no país.

Palabras clave : Ensino Fundamental; Trabalho Pedagógico; Fracasso Escolar.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )