SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue17Função social da escola e organização do trabalho pedagógicoCurrículo em educação especial: tendências e debates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

SILVA, Monica Ribeiro da. Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da Sociedade. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.111-123. ISSN 0104-4060.

Reflexão sobre o currículo como prática escolar que tem consubstanciado processos de falsa formação cultural ao incorporar a racionalidade produzida por práticas culturais guiadas por uma lógica instrumental e mercantilizada. A importância do assunto mostra-se na centralidade que tem ocupado o currículo, o que se evidencia nas reformas educacionais da atualidade, brevemente discutidas. A análise toma por referência a Teoria Crítica da Sociedade conforme os escritos de T. Adorno, M. Horkheimer e H. Marcuse.

Keywords : Currículo; Reformas Educacionais; Teoria Crítica da Sociedade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )