SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Currículo, reformas e a questão da formação humana: uma reflexão a partir da Teoria Crítica da SociedadeDiscutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográfica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MOREIRA, Laura Ceretta  y  BAUMEL, Roseli C. Rocha de C.. Currículo em educação especial: tendências e debates. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.125-137. ISSN 0104-4060.

O texto discute o currículo em educação especial e como ambos os temas vêm recebendo atualmente atenção tanto das reformas educacionais quanto das pesquisas e da comunidade escolar, mesmo que com distintas formas de preocupação. Aponta-se para as tendências curriculares no ensino especial que, historicamente, se caracterizaram por propostas segregatórias que legitimaram currículos inadequados e alienantes, que, muitas vezes, contribuíram para infantilizar o aluno considerado deficiente. Apresenta-se considerações sobre as vertentes atuais de currículo em educação especial no Brasil, sobretudo as referentes às adaptações curriculares.

Palabras clave : Currículo; Educação Especial; Necessidades Educacionais Especiais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )