SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Currículo em educação especial: tendências e debatesPedagogia e pedagogos: inquietações e buscas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

SCHMIDT, Maria Auxiliadora M. dos Santos  y  GARCIA, Tânia Maria F. Braga. Discutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográfica. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.139-149. ISSN 0104-4060.

Este artigo discute algumas contribuições que a pesquisa etnográfica pode dar à compreensão dos processos de reformulação curricular que têm sido levados a efeito nos diferentes sistemas de ensino. O potencial desse tipo de pesquisa é aqui discutido e apresentado a partir da análise dos resultados obtidos em estudos realizados como parte das atividades do Projeto Recriando Histórias de Pinhais, desenvolvido no âmbito do acordo de Cooperação Técnica, firmado entre a Universidade Federal do Paraná e a Prefeitura Municipal de Pinhais, a partir de 1997. Orientado principalmente para os saberes a serem ensinados em História, nas séries iniciais do ensino fundamental, as investigações mostraram formas pelas quais as professoras elaboraram e articularam saberes e práticas no seu trabalho cotidiano, permitindo explicitar alguns princípios que podem contribuir para o debate sobre a formulação e avaliação de propostas curriculares.

Palabras clave : Currículo; Pesquisa Etnográfica; Ensino de História.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )