SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Discutindo o currículo "por dentro": contribuições da pesquisa etnográficaUrbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

LIBANEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.153-176. ISSN 0104-4060.

Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação do conceito de educação e a diversificação das atividades educativas, levando, por conseqüência, a uma diversificação da ação pedagógica na sociedade. Em várias esferas da prática social, mediante as modalidades de educação informais, não-formais e formais, amplia-se a produção e disseminação de saberes e modos de ação (conhecimentos, conceitos, habilidades, hábitos, procedimentos, crenças, atitudes), levando a práticas pedagógicas. Estamos diante de uma sociedade genuinamente pedagógica, conforme expressão de Beillerot. Nesses termos, minhas considerações neste artigo procuraram mostrar que a Pedagogia tem um papel fundamental na discussão dos rumos da educação brasileira, particularmente nesse momento de implantação da nova LDB.

Palavras-chave : Pedagogia; Prática Social; Formação de Professores; LDB.

        · texto em Português     · Português ( pdf )