SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número17Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscasO ensino de História no Paraná, na década de setenta: práticas de professores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CORREA, Rosa Lydia Teixeira. Urbanidade e disciplinarização e o imigrante italiano nas relações sociais: o Método Facile. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.177-196. ISSN 0104-4060.

Este trabalho resulta de análise de textos que compõem o Método Facile, compreendendo-o como uma proposta educativa para imigrantes italianos no Brasil no início da república. Tal proposta se desenvolve por meio da possibilidade que tem o imigrante de aprender a língua portuguesa sem precisar de auxílio de professor, para o que esse método proporciona as devidas orientações. Ao mesmo tempo em que é permitido a esse imigrante a oportunidade de aprender a falar a língua portuguesa, são incutidas noções de civilidade, de cortesia, de abnegação com o trabalho, de devoção e de respeito a Deus. O Método Facile resulta de iniciativa da Sociedade Promotora da Imigração, tendo sido publicado em 1892.

Palabras clave : Imigração; Educação; Língua Portuguesa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )