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Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MARTINS, Cláudia Regina Kawka. O ensino de História no Paraná, na década de setenta: práticas de professores. Educ. Rev. [online]. 2001, n.17, pp.197-213. ISSN 0104-4060.

Neste artigo, é ressaltada a importância do resgate da memória de professores nas pesquisas sobre educação e apresenta-se o resultado da pesquisa realizada sobre o ensino de História nos anos setenta, no momento em que a referida disciplina estava diluída na área de Estudos Sociais. O objetivo da pesquisa realizada foi o de analisar como a reforma de ensino de 1971, conhecida como a Lei n.o 5692, atingiu o ensino de História paranaense, mais precisamente na cidade de Curitiba e Região Metropolitana, levando em conta, além das fontes escritas − tais como documentos oficiais e currículo , os testemunhos orais de alguns professores de Estudos Sociais da época. Embora a metodologia utilizada tenha partido tanto de fontes escritas como orais, será dado destaque, neste artigo, à questão da reconstrução da memória das professoras que foram entrevistadas.

Palabras clave : Ensino de História; Práticas de Professores; Memória.

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