SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19Quotidian and configuration of learning placesThe history taugh in the teaching of reading for young and adults: national curricula parameters and. the sense of past in popular education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

GONDRA, José Gonçalves. Olhos na América: uma leitura dos relatórios de C. Hippeau. Educ. Rev. [online]. 2002, n.19, pp.161-186. ISSN 0104-4060.

Ao examinar o conjunto de relatórios sobre instrução pública redigidos por Hippeau, entre 1869 e 1881, centrei-me no exame do que foi importado, traduzido, lido e apropriado no Brasil oitocentista, o que tornou possível problematízar a hipótese da exclusividade de transplantação do modelo europeu para o Brasil, como também permitiu trabalhar com a hipótese de que associada ao rigor, detalhamento e exatidão dos relatórios, neles há um efetivo programa para a educação escolar. Tal programa é decalcado do modelo americano, representado como palco de realizações espetaculares na área da educação, espetáculo traduzível nos eixos tomados como fundamento e signo do progresso e da modernidade pedagógica (liberdade, gratuidade, obrigatoriedade, secularização e higienízação), núcleos da nova civilização que se desejava construir, legitimar e difundir; a civilização norte-americana.

Keywords : História da Educação; Educação no Século XIX; Hippeau.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )