SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue19The history taugh in the teaching of reading for young and adults: national curricula parameters and. the sense of past in popular educationState and education: liberalism implications over the building of special and inclusive education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

CANDIOTTO, Cesar. Aproximações entre capital humano e qualidade total na educação. Educ. Rev. [online]. 2002, n.19, pp.199-216. ISSN 0104-4060.

Neste artigo analisa-se como a educação, a partir da década de sessenta, passa a ser vista enquanto um investimento, um fator de produção, como incremento de capital, só que humano. A educação pública (enquanto direito) reveste-se de posturas próprias da lógica do capital. Essa passagem, ocorrida no capitalismo monopolista dos países centrais, tem influenciado não somente o tecnicismo das reformas educacionais brasileiras na relação entre educação e produtividade, mas também tem adquirido novas fisionomias nas reformas dos anos noventa com a idéia da qualidade total medida pela eficiência/produtividade. É com a finalidade de caracterizar essas novas fisionomias, e não simplesmente repetir as críticas anteriores, que se estuda a teoria do capital humano no âmbito das políticas públicas para as universidades oficiais, na perspectiva do pensamento neoliberal.

Keywords : Educação; Teoria do Capital Humano Neoliberalismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )