SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número19Estado e educação: implicações do liberalismo sobre a constituição da educação especial e inclusiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

GILLY, Michel  y  SILVA, Maclóvia Correa da. As representações sociais no campo educativo.Traducido porSerlei Maria Fischer Ranzi. Educ. Rev. [online]. 2002, n.19, pp.231-252. ISSN 0104-4060.

Com exceção de alguns trabalhos como aqueles de MOLLO (1970, 1986) ou SIANO, (1985), há ainda poucas pesquisas no domínio educativo onde as representações sociais ocupam um lugar central. Para explicar resultados obtidos sobre os fatos que não têm estatuto de representação social, os autores ou bem estudam certos aspectos certas manifestações, ou abordam apenas fatores ou determinantes subjacentes (com estatuto de variável intermediária). Assinalaremos então primeiramente a importância de recorrer a noção de representação social no campo que nos interessa. Extrairemos em seguida, alguns resultados empíricos dos estudos realizados que nos situam sucessivamente do ponto de vista das relações entre representações sociais e discursos sobre as instituições, representações sociais e relação pedagógica, representações sociais e significações das situações e aquisições.

Palabras clave : Representações Sociais; Significações e Aquisições; Campo Educativo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )