SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Material didático: um depoimentoNotas um pouco céticas sobre hipertexto e construção de sentido índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e ortografia. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.43-58. ISSN 0104-4060.

A ortografia era uma das metas mais importantes na metodologia das cartilhas. Com o advento de novas metodologias, as cartilhas deixaram de ser usadas. Nas novas abordagens, a ortografia passou a ocupar um lugar secundário na alfabetização ou mesmo ficou excluída. Essa atitude com relação à ortografia representa um retrocesso educacional. Sem o método das cartilhas e sem informações técnicas sobre a ortografia, muitos professores se viram na situação de não saber o que fazer. O presente trabalho apresenta algumas das noções básicas que definem e caracterizam a ortografia e, além disso, sugere procedimentos metodológicos.

Palabras clave : Alfabetização; Ortografia; Ensino e Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )