SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Reading: counter-words offerOne day we will be Montag author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PIVOVAR, Altair. O parlamento das gralhas. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.87-105. ISSN 0104-4060.

Este artigo sai no encalço das causas do pouco resultado que a escola apresenta quanto à formação de leitores, atribuindo o problema às formas de encaminhamento das atividades com texto realizadas em sala de aula. Sob o ponto de vista aqui adotado, a escola estaria descuidando das condições fundamentais que devem presidir a produção e leitura de textos, de modo que a automatização de procedimentos e respostas acaba resultando no não-envolvimento dos alunos com as atividades e na conseqüente precária assimilação de estratégias de estruturação textual. Em síntese, a escola não estaria trabalhando com enunciados reais, mas com categorias textuais destituídas de sentido para o aluno, que se veria assim impedido de conduzir um processo interlocutivo diretamente com textos, principalmente escritos.

Keywords : Língua Portuguesa; Metodologia de Ensino; Texto; Interpretação; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )