SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Leitura: uma oferta de contrapalavrasUm dia todos seremos Montag índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PIVOVAR, Altair. O parlamento das gralhas. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.87-105. ISSN 0104-4060.

Este artigo sai no encalço das causas do pouco resultado que a escola apresenta quanto à formação de leitores, atribuindo o problema às formas de encaminhamento das atividades com texto realizadas em sala de aula. Sob o ponto de vista aqui adotado, a escola estaria descuidando das condições fundamentais que devem presidir a produção e leitura de textos, de modo que a automatização de procedimentos e respostas acaba resultando no não-envolvimento dos alunos com as atividades e na conseqüente precária assimilação de estratégias de estruturação textual. Em síntese, a escola não estaria trabalhando com enunciados reais, mas com categorias textuais destituídas de sentido para o aluno, que se veria assim impedido de conduzir um processo interlocutivo diretamente com textos, principalmente escritos.

Palabras clave : Língua Portuguesa; Metodologia de Ensino; Texto; Interpretação; Leitura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )