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Educar em Revista
versão impressa ISSN 0104-4060
Resumo
PIVOVAR, Altair. O parlamento das gralhas. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.87-105. ISSN 0104-4060.
Este artigo sai no encalço das causas do pouco resultado que a escola apresenta quanto à formação de leitores, atribuindo o problema às formas de encaminhamento das atividades com texto realizadas em sala de aula. Sob o ponto de vista aqui adotado, a escola estaria descuidando das condições fundamentais que devem presidir a produção e leitura de textos, de modo que a automatização de procedimentos e respostas acaba resultando no não-envolvimento dos alunos com as atividades e na conseqüente precária assimilação de estratégias de estruturação textual. Em síntese, a escola não estaria trabalhando com enunciados reais, mas com categorias textuais destituídas de sentido para o aluno, que se veria assim impedido de conduzir um processo interlocutivo diretamente com textos, principalmente escritos.
Palavras-chave : Língua Portuguesa; Metodologia de Ensino; Texto; Interpretação; Leitura.