SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Interculturalidade e o ensino de alemão como língua estrangeiraA língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

MEIRELES, Selma Martins. Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiro. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.149-164. ISSN 0104-4060.

O artigo mostra, resumidamente, como as mudanças sociais decorrentes da globalização e das novas exigências do mercado de trabalho determinam mudanças no ensino, de modo a conferir aos aprendizes cada vez mais autonomia, criatividade e espírito crítico. Tomando como exemplo as principais abordagens metodológicas de ensino de alemão como língua estrangeira utilizadas no Brasil, mostra como as mesmas acompanham as mudanças na concepção do papel do aprendiz e da importância das línguas estrangeiras na sociedade. Ilustra também como os novos meios de comunicação de massa, como internet e TV a cabo, influenciam a aprendizagem dessas línguas e abrem novas possibilidades para os estudantes da escola pública.

Palabras clave : Ensino de Língua Estrangeira; Ensino e Autonomia; Alemão como Língua Estrangeira.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )