SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue20Foreign language and autonomy: an example from German teaching in Brazilian contextThe missionary and educational protestant movement in the last half of the XIX Century: for each church one school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

PICANCO, Deise Cristina de Lima. A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.165-182. ISSN 0104-4060.

As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin.

Keywords : Ensino de Línguas; Círculo de Bakhtin; Parâmetros Curriculares para LEs; Lingüística Aplicada ao Ensino de LEs.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )