SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Língua estrangeira e autonomia: um exemplo a partir do ensino de alemão no contexto brasileiroO movimento missionário e educacional protestante na segunda metade do século XIX: para cada igreja uma escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

PICANCO, Deise Cristina de Lima. A língua estrangeira no país dos espelhos: uma reflexão sobre o limbo metodológico. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.165-182. ISSN 0104-4060.

As propostas metodológicas para o ensino de línguas estrangeiras das últimas décadas, ao optarem por adotar um referencial teórico sociointeracionista na definição mais geral da concepção de linguagem e ensino e outro, mais formalista, na fundamentação dos procedimentos empíricos da sala de aula, acabaram por nos colocar numa espécie de limbo metodológico, ou seja, uma metodologia imprecisa teoricamente e confusa na prática. Nesse sentido, este artigo propõe uma discussão acerca dos problemas teórico-metodológicos do ensino de LEs, partindo de uma reflexão sobre o enunciado, fundamentada, por sua vez, por uma concepção de linguagem mais ampla, inspirada nas formulações teóricas dos pensadores do Círculo de Bakhtin.

Palabras clave : Ensino de Línguas; Círculo de Bakhtin; Parâmetros Curriculares para LEs; Lingüística Aplicada ao Ensino de LEs.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )