SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Direito à educação escolar: o discurso da inclusão x a prática da exclusãoAmada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educar em Revista

versión impresa ISSN 0104-4060

Resumen

FERREIRA, Susana da Costa. O professor em filmes americanos (1955-1975): imagem, cultura e História. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.223-244. ISSN 0104-4060.

Este artigo é resultado do exame crítico de uma seleção de filmes americanos produzidos dos anos 50 até meados dos anos 70, os quais representam histórias de professores. Direcionamos a análise de modo a tentar observar como os professores são romantizados nos enredos com o objetivo de disseminar (ou não) a doutrina do American Way of Life em diferenciadas circunstâncias contextuais. Essas observações tentam demonstrar a plasticidade dos valores atribuídos a essas caracterizações, que freqüentemente retratam arquétipos profissionais, algumas vezes transformados em mitos. As escolas nas quais esses professores trabalham, podem também ser interpretadas como pequenas réplicas da sociedade americana.

Palabras clave : Filmes; Professores; Cultura.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )