SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número20Amada pátria idolatrada: um estudo da obra Porque me ufano do meu país, de Affonso Celso (1900)Ensino médio e educação profissional: reformas excludentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educar em Revista

versão impressa ISSN 0104-4060

Resumo

MARTINEZ PINEIRO, Esther. La participación de las audiencias desde distintos enfoques evaluativos: algunas consideraciones éticas y metodológicas. Educ. Rev. [online]. 2002, n.20, pp.261-278. ISSN 0104-4060.

O impulso resultante da avaliação de programas e políticas públicas nos últimos anos levou a um aumento de práticas de avaliação que, distanciando-se da avaliação tradicional, outorgam um papel relevante, e inclusivamente hegemônico, aos vários grupos abrangidos em maior ou menor medida pelo programa e sua avaliação. A dita participação é desejável não só do ponto de vista ético, como também metodológico. Nesta linha, apresentamos uma reflexão em torno da participação das audiências nos estudos da avaliação. Em primeiro lugar, abordamos as considerações metodológicas que levam a potenciar esta participação; a seguir, apresentamos os vários tipos de grupos que são chamados a participar. Detemo-nos depois no papel que esses grupos desempenham no projeto e realização destes estudos e na tomada de decisões posteriores segundo três formas de avaliação pluralistas - a avaliação centrada nos implicados, a avaliação participativa e a avaliação potenciadora. Por último, apresentamos algumas considerações sobre as dificuldades éticas e metodo-lógicas que pode acarretar a dita participação.

Palavras-chave : Políticas Públicas; Avaliação; Participação.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )