SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue21Teachers’s formation and capacitation to work in distance educationDistance education and the new ocupational demands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educar em Revista

Print version ISSN 0104-4060

Abstract

TAROUCO, Liane Margarida Rockenbach; MORO, Eliane Lourdes da Silva  and  ESTABEL, Lizandra Brasil. O professor e os alunos como protagonistas na educação aberta e a distância mediada por computador. Educ. Rev. [online]. 2003, n.21, pp.01-16. ISSN 0104-4060.

A aprendizagem no ambiente virtual utilizando as tecnologias de informação e de comunicação (TIC’s) na Educação Aberta e a Distância (EAD) possibilita uma maior interação entre professor-alunos e alunos-alunos e uma mudança do perfil de ambos. Este artigo aborda uma breve explicação do significado de EAD, os protagonistas da educação virtual - professor e alunos - e os coadjuvantes - as direções e/ou coordenações, os supervisores pedagógicos, os orientadores educacionais, os bibliotecários, os pais, a família, os dirigentes do sistema educacional, os governantes, os legisladores. Traça-se então um comparativo entre o papel do professor tradicional e o professor da modalidade a distância, e entre o aluno tradicional e o aluno aprendiz. Apresenta algumas ferramentas que permitem uma relação de cooperação e de interação destacando a videoconferência.

Keywords : Educação Aberta e a Distância - EAD; Professor; Aluno; Aprendiz; Educador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )